30 de dezembro de 2009

Brastemp - Anúncio Antigo

Pra quem estuda publicidade, fazer comparativos de propagandas antigas com atuais é muito importante. Isso faz parte do universo do consumidor e garanto que entender a mente do público-alvo é MUITO mais complexo do que parece.
Quando você trabalha com uma marca, também é muito importante ter um histórico das suas ações (é claro que não precisa ser dos últimos 50 anos, hahaha), principalmente para entender como essas idéias são comunicadas.


Acho que logo de cara, todo mundo reparou que esse anúncio contém uma quantidade absurda de texto, levando em consideração a maioria das peças contemporâneas. Mas, naquela época (meados dos anos 50) era fundamental que o anúncio fosse extremamente informativo. Outra característica importante é a imagem ilustrada, ao invés de fotografada. E prestem atenção nas modificações do logotipo com relação ao atual.
Quando lidamos com o consumidor atual, é fundamental que a peça contenha imagens/fotos/vídeos muito atrativos, porque é o que mais chama atenção, para que depois eles passem ao texto. Ah, o texto não deve ser muito longo. A maioria das pessoas prefere buscar mais informações em algum lugar "complementar" caso tenha interesse (um hotsite, por exemplo). Mas apesar dessas dicas que eu dei aqui, é importante lembrar que a pesquisa com o público-alvo é indispensável.
Espero que vocês tenham gostado da análise de hoje!
Um bom reveillon para todos, com muita paz, saúde, e sucesso! Que 2010 seja um ano maravilho!
Beijos, e até o ano que vem (?)