20 de dezembro de 2010

Evolução - Propagandas do Melhoral

Eu adoro ver a evolução das propagandas, tanto que no meu antigo blog, havia um post semanal onde eu comparava as propagandas antigas de uma marca com as recentes (da mesma marca, claro). Vou postar aqui para vocês, três propagandas super antigas do Melhoral. Apesar de não ter as datas exatas de quando cada uma delas foi veiculada, vamos fazer um comparativo.

1ª Peça:

Perceba como a propaganda tem textos longos, e uma imagem pouco chamativa.

2ª Peça:


A quantidade de textos diminui e uma imagem mais atrativa é utilizada, para captar a atenção do leitor.

3ª Peça:

A 3ª peça é uma propaganda mais recente, que explora de forma mais clara os elementos visuais, e tem pouquíssimo texto. Isso é uma tendência cada vez mais moderna, pois nem sempre os leitores têm tempo (ou interesse) de ler textos enormes.

É claro que na hora de fazer um anúncio publicitário, devemos pensar e planejar cada aspecto, tanto do cliente quanto do público-alvo. O reconhecimento da marca, por exemplo, é um fator essencial. Muitas propagandas da Coca-Cola se tratam apenas de ilustrações, sem nenhum texto além do slogan. Quanto mais conhecida for a marca, menos ela precisará dizer.

Espero que vocês tenham gostado (:
Até o próximo post.