22 de abril de 2011

Assista e Ganhe - Pepsi (EUA)

A Pepsi lançou essa semana, nos EUA, uma ação em que o consumidor ganha um refrigerante ao assistir ao comercial da marca. A mecânica parece simples, mas na verdade, não é. O usuário deve baixar o aplicativo no celular e colocar o aparelho em frente a TV enquanto o comercial estiver sendo exibido. O software reconhece o anúncio (ninja, não? :O) e faz o download de um cupom para o telefone. Ao todo, serão distribuidos 50.000 cupons, que dão direito a uma garrafa de Pepsi Max. O mais legal é que o aplicativo permite saber se o usuário está assistindo ao vídeo "ao vivo" ou se foi gravado.



Este é um experimento da Pepsi para saber a opinião do consumidor com relação ao produto (Pepsi Max) e também para conhecer o potencial desse tipo de anúncio interativo para TV. Com a chegada da Internet e principalmente de novas mídias e formas de acesso, a publicidade convencional da televisão não é mais suficiente para entreter os telespectadores.  As empresas buscam então novas formas de atingir esse público-alvo, de maneira irreverente.