10 de abril de 2011

Rede Globo sobe no ranking mundial de TVs abertas



O jornal Propmark publicou essa semana, na sua matéria de capa, que a Rede Globo está caminhando para ser reconhecida como a 2ª maior emissora mundial no quesito venda de espaço publicitário (no momento, é a 3ª).
O Brasil está em 5º lugar no ranking do mercado mundial de TV's abertas e está se preparando para subir uma posição em 2011. No caso da Globo, apenas emissoras americanas superam seu desempenho, segundo o diretor geral da emissora, Octavio Florisbal. Seu crescimento em 2010 foi de 25%, o equivalente a R$ 9 bilhões em publicidade. Ele ainda cita que todos os dias, 50 milhões de telespectadores assistem o Jornal Nacional. Esse número é maior que a quantidade de pessoas que sintonizam os telejornais principais das 4 maiores redes americanas JUNTAS (NBC, CBS, ABC e Fox).
A Rede Globo tem cerca de 50 formatos comerciais disponíveis, dos comerciais de 30 segundo a ações de merchandising em programadas como Big Brother Brasil (o campeão da modalidade). São 17 milhões de comerciais na sua grade de programação autorizados por 50 mil anunciantes e criados por seis mil agências de publicidade.
Apesar e todos os aspectos citados anteriormente, a média de audiência da emissora é parecida com a de 10 anos atrás e vem sofrendo pequenas, porém constantes, quedas. Isso se deve aos novos tipos de mídias criados, que geram novas formas de concorrência. Vale lembrar que a Globo já participa de muitos desses novos canais.