17 de abril de 2011

O Boticário - Muitas inovações em 2011

Uma das grandes novidades da marca para 2011 foi a criação da Eudora, uma nova linha de cosméticos que veio para o mercado para competir com a Natura e Avon. Há pelo menos uma década, o grupo Boticário já planejava criar algo nesse estilo, mas ficava com medo de canibalizar as lojas. A melhor solução então foi o nascimento de uma marca paralela.
Desafio superado, o grupo resolveu investir na imagem de sua marca principal, O Boticário. Sua nova campanha institucional conta com o slogan "A vida é bonita, mas pode ser linda" e estreou domingo 27/03 no Fantástico, com um filme de 90 segundos. O principal objetivo é mostrar a sofisticação acessível que a marca representa.
Apesar de todas essas mudanças, o maior impacto foi a alteração do logotipo. Em 34 anos de Boticário o verde jamais havia deixado de ser a cor padrão da marca. A tipografia também foi trocada: agora o "B" é floreado e não existirá mais o sublinhado. Esse "B" representa a feminilidade e será o novo selo do Boticário.







A primeira loja a ter a fachada nova foi a do shopping Morumbi (nossa, eu até imaginava, não sei porque... haha). Para manter o processo sigiloso, a mudança foi feita durante a madrugada. Os produtos com as novas embalagens já estão disponíveis desde 11/4.
Para criar o novo logotipo, uma pesquisa qualitativa foi realizada com o público-alvo. O resultado obtido foi um perfil de consumidor otimista, que se valoriza e busca o equilibrio e a harmonia.

Eu ADOREI o logotipo novo, apesar de ter perdido um pouco a sacada do coração que o C e o A formam. Não gostei muito do acento, acho que deveria ser separado do A, como é utilizado normalmente. Mas o B floreado ficou bem feminino e acho que essas cores têm tudo a ver. Sei que a idéia da campanha é utilizar o logotipo de várias cores e tals, dependendo da finalidade e acho isso incrível. Logotipos devem ser o mais adaptável possível.

Confiram agora o vídeo de estréia da campanha!